A importância da palavra-chave

Keyword ou palavra-chave é o que os usuários digitam no Google, Yahoo!, Bing etc. a procura de alguma informação ou serviço.

A importância da palavra-chave

Publicada: 15/04/2010

Keyword ou palavra-chave é o que os usuários digitam no Google, Yahoo!, Bing etc. a procura de alguma informação, serviço ou produto. É graças a ela que um site aparece nas páginas de resultados da busca e é por isso que são tão importantes para o processo de marketing de busca (SEM).

A razão pela qual determinado site aparece nas páginas de resultados dos buscadores depende da densidade da palavra-chave dentro do site (a mesma palavra-chave que foi pesquisada no buscador). A densidade da palavra-chave é a porcentagem em que essa palavra aparece no conteúdo do site, tanto no conteúdo que é visível pelo usuário quanto nos que estão inseridos dentro do código HTML. Essas palavras devem combinar com a palavra-chave pesquisada nos buscadores.

Cada pessoa tem sua forma de procurar sobre um mesmo assunto. Algumas podem usar duas, outras três palavras, umas o singular e outras o plural na hora de fazer uma busca na web. Algumas das formas tem maior incidência nas pesquisas e, portanto atingem um número maior de pessoas.

Vamos pensar em um restaurante que serve comida caseira no centro de São Paulo. Como você iria pesquisar? “restaurante caseiro SP”, “comida caseira SP”, “comidas caseiras SP”, etc. Se a incidência maior de procura é pela terceira opção, o ideal é ter sua palavra-chave exatamente assim.

É importante também que o website possua várias palavras-chave. Os robôs de busca priorizam as páginas da internet que possuem uma alta densidade, ou seja, um alto número de palavras-chave. Mas não confunda isso com Black Hat, o que não é recomendado de fazer.

Falando rapidamente, Black Hat são técnicas maliciosas para camuflar o conteúdo de um site, por exemplo, entupindo as páginas do site com palavras-chave apenas para que os motores de busca considerem aquele conteúdo relevante, mesmo sendo para o usuário um conteúdo sem qualidade alguma. Porém essas técnicas de Black Hat não são recomendadas e o site que estiver utilizando de Black Hat poderá ser punido pelo Google, sendo até excluído das páginas de resultados da busca.

Tags: Google Otimização de Sites SEO


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.