Webwriting: a escrita direcionada ao leitor web

Entenda porque o webwriting é tão importante para a imagem de uma empresa e para uma boa comunicação entre ela e seu público-alvo

Webwriting: a escrita direcionada ao leitor web

Publicada: 13/09/2013

Na internet todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm a chance de utilizar os mesmos recursos. E um dos recursos mais importantes é o webwriting.

O fato é que a redação de um site pode dizer muito sobre a empresa em questão, por isso, textos mal escritos, com erros de português e falta de conteúdo podem “queimar o filme” da marca, atribuindo a ela a mesma ausência de qualidade que houve na escrita ou na incoerência de comunicar suas informações.

Mais do que escrever textos, a redação da web precisa englobar aspectos importantes e fundamentais para que o leitor se interesse pelo conteúdo assim que bater o olho. São eles: persuasão, objetividade, relevância, credibilidade e abrangência.

O trabalho do webwriting é produzir conteúdo e construir uma marca, fazendo com que esta tenha presença na web, e estreite cada vez mais o relacionamento entre empresa e cliente. O conteúdo a ser criado pode ser aliado às técnicas de SEO para um melhor posicionamento da sua empresa nas buscas. A redação web deve aproveitar todos os recursos multimídia, já que é preciso escrever pensando nos leitores, para que ocorra assim uma fidelização, e pensando também nos buscadores, para que o conteúdo seja facilmente indexado e encontrado.

Não existem fórmulas padronizadas para se fazer a redação web, até porque cada empresa demanda um estilo próprio de comunicação e abordagem dependendo de seu público-alvo. Em todo o caso, é necessário que se empregue algumas habilidades e técnicas tanto para se escrever bem e, precisamente se escrever bem para o leitor instável da web; quanto para se redigir um conteúdo que dê destaque a uma determinada empresa, no meio de tantas outras, como ocorre no meio digital. E é esse o principal papel do webwriting: destacar informações importantes e disponibiliza-las para que o cliente encontre o que realmente está procurando.

Somos bombardeados por milhares de informações ao mesmo tempo, e muitas destas informações são descartadas rapidamente. O webwriting é o que vai filtrar as informações mais relevantes, construindo artigos que reflitam e destaquem as qualidades da empresa e marca, atribuindo a elas um diferencial que as promova e destaque em meio a tantas concorrentes.

Photo Credit: Search Influence via Compfight cc

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