Vamos liberar o Google!

Americano quer que o termo Google seja livre para uso geral nos EUA

Publicada: 22/06/2012

Hoje, todo mundo que utiliza a internet (e mesmo aqueles que ainda não tiveram a oportunidade) já ouviu falar de um tal de Google. E já usou o famoso buscador para fazer uma pesquisa de um produto ou buscar o endereço de um restaurante perto de casa.

Aquele que é mais antenado no mundo online utiliza vários serviços do Google além da ferramenta de busca, como o serviço de e-mail do Gmail ou o Google+ como sua rede social. Para aquele que utiliza a internet profissionalmente o Google possui outras ferramentas interessantes, como o Google Analytics ou Google AdWords para criar campanhas de links patrocinados.

Agora, imagine poder utilizar o nome Google livremente da forma como você bem entender. Parece ser uma ideia interessante ou absurda para você?

Para o americano David Elliott isso seria ótimo. Isso porque David Elliot perdeu uma ação movida contra a companhia americana que o proibia de usar o termo “Google” como prefixo de cerca de 750 domínios de seus domínios (como o Googlegaycruises.com ou Googledonaldtrump.com). E como forma de resposta a gigante, David abriu um processo pedindo o cancelamento do registro da marca Google, justificando que  nos EUA, o nome já estaria incorporado ao cotidiano das pessoas como um sinônimo para “pesquisar na internet”.

O fato é que o  nome “Google” é uma marca registrada desde 1997 e recebe constantemente certificados para renovação do uso comercial do termo “Google”. E é fácil ver esse nome como uma marca da empresa, já que está incorporado a diversos serviços e produtos, como o Google Webmasters, Google AdWords, Google AdSense e outras tantas ferramentas que você já conhece. Não vai ser fácil para David Elliot ganhar essa batalha.

Tags: Adwords Analytics Google Links Patrocinados Otimização de Sites SEO


Debora Satiyo

Formada em publicidade e propaganda, atualmente trabalha com comunicação e internet. Gosta de plantas e animais e compartilha na web algumas ideias e dicas de como preservar o meio ambiente no dia-a-dia.