Spam usa Google Docs para roubar dados de internautas

Com o pretexto de que o internauta atualize suas informações da conta de e-mail, spam encaminha usuário para "cadastro" malicioso no Google Docs

Spam usa Google Docs para roubar dados de internautas

(Foto: Reprodução)

Publicada: 06/11/2012

Um novo spam tem utilizado a credibilidade do Google para roubar informações confidenciais de usuários de computadores no país.

O e-mail, escrito com alguns erros de português, pede para que o internauta clique num link para revalidar sua conta de e-mail. A mensagem diz: "você pode não ser capaz de enviar ou receber novas mensagens até que você re-validar a sua caixa de correio".

O link que acompanha a mensagem direciona o internauta para um formulário criado no Google Docs e solicita informações como o nome do usuário, e-mail e senha.

Pela facilidade em criar planilhas com os dados coletados por meio do Google Docs, é possível que os criminosos utilizem eles próprios ou vendam essas informações para alguém que acabe lesando os usuários que caiam no golpe.

A melhor forma de se proteger ainda é desconfiar desses e-mails maliciosos que peçam atualização de dados de e-mail, conta bancária, cartões de crédito, etc; e, sobretudo, não clicar em links e anexos contidos em mensagens do tipo.

Tags: E-Mail Google Segurança


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.