SEO em Redes Sociais

Como as redes sociais podem contribuir para a otimização (SEO) do seu site?

SEO em Redes Sociais

Publicada: 15/04/2010

Perfil no Orkut, Facebook, Twitter, FlicKr, Blogs, etc e etc: essa já é uma realidade para gente ao redor do planeta, e aqui no Brasil, as redes sociais fazem um tremendo sucesso.

O brasileiro gosta de relacionamentos sociais e cultiva isso por meio da web: passa horas trocando notícias, expressando idéias e jogando conversa fora.

Percebendo que seu público-alvo estava concentrado nessas redes sociais, muitas empresas começaram a ir para lá. Criaram seus perfis e, como era novidade e pouco se falava sobre o assunto, cometeram muitos acertos, mas muitos erros também.

As redes sociais permitem que links externos sejam espalhados entre sua rede de amigos, sendo assim, uma boa maneira de divulgar seu site ou blog e, portanto, uma boa estratégia de SEO (otimização de sites). Essa visão que algumas empresas tiveram foi muito certa, o problema é que algumas delas acabaram cometendo erros em relação ao público e ao momento de "fazer a propaganda".

Muitas redes sociais começaram a identificar essas publicações como spam e algumas pessoas não pensaram duas vezes em denunciar. E quem pode culpá-las? Ninguém é obrigado a receber ofertas de produtos que lhes desperte qualquer interesse.

E o fato da sua propaganda atingir tantas pessoas nas redes sociais tem as duas vertentes. Por um lado, é positivo quando chega às pessoas certas, interessadas no seu produto e uma forma de fazer publicidade com custo muito mais baixo que por outras mídias. Mas, por outro lado, se essa publicidade chegar às pessoas erradas, ou seja, àquelas que não têm qualquer interesse no seu produto, elas podem espalhar mensagens que comprometam o nome da empresa “chata” que lota seu perfil com spams.

Na web, é possível que uma mesma mensagem assuma dois papéis: o de spam e o de informação. A linha tênue que os separa é formada pela dupla: pessoa e momento certos.

Por isso é preciso conhecer o seu público-alvo, não adicionar amigos por adicionar, apenas se eles tiverem interesse no seu trabalho. Crie um perfil pessoal e reúna seus amigos lá, crie um perfil profissional e reúna seu público ali. Essa distinção é muito importante, senão o SEO do seu site vai por água abaixo.

Veja como acontecimentos recentes e as notícias podem se relacionar com seu produto. Talvez alguma delas mostre o momento certo para divulgar se produto. Um exemplo? Notícias que apontam a redução de IPI em vários setores, inclusive na venda de computadores que por acaso é o produto que você comercializa. Existe uma ligação entre a notícia e seu produto, percebe? Então, por que não noticiar sobre a redução de IPI e aproveitar para contar sobre o quanto ficou mais barato comprar aquele notebook na sua loja?

Tenha senso de oportunidade, seja solicito, tire dúvidas, desmistifique boatos, evite ficar com má reputação e, acima de tudo estabeleça relações de confiança com seus clientes. Estas são algumas dicas da WOL para melhorar o SEO do seu site, utilizando as redes de relacionamento social.

Tags: Otimização de Sites Redes Sociais SEO


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.