SEO: a importância da tag title e description (Parte 2)

Saiba o que escrever e o que evitar na hora de criar uma tag de título e uma descrição para as páginas de seu website

Publicada: 17/12/2012

No texto anterior falei sobre a importância da “tag title” e “description” nas páginas de um site. Neste aqui resgistrarei algumas dicas de como escrevê-las corretamente, com base no guia de otimização do Google.

A tag title ou tag de título

1) Descreva com precisão o conteúdo da página - Escolha um título que efetivamente comunique o assunto da página.

Evite:

  • Escolher um título que não tenha relação com o conteúdo da página
  • Utilizar títulos padrão ou genéricos como "Sem título" ou "Nova Página 1"

 

2) Crie tags de título únicas para cada página - Idealmente, cada uma de suas páginas deve ter uma tag de título única, o que ajuda ao Google a decidir quanto uma página é distinta das outras em seu site.

Evite:

  • Usar uma única tag de título em todas as páginas de seu site ou em um conjunto grande de páginas

 

3) Utilize títulos descritivos e curtos - Títulos podem ser curtos e informativos ao mesmo tempo. Se o título for demasiado longo, o Google irá mostrar apenas uma parte dele no resultado de pesquisa.

Evite:

  • Utilizar títulos extremamente longos e pouco úteis para os usuários
  • Preencher o título com palavras-chave desnecessárias

 

A meta description ou meta tag de descrição

1) Resumir com precisão o conteúdo da página - Escreva uma descrição única que informe e desperte interesse de seus usuários se eles vissem essa descrição como um snippet (recorte/ fragmento) de um resultado de pesquisa.

Evite:

  • Escrever uma meta tag de descrição que não tenha relação com o conteúdo da página
  • Utilizar descrições genéricas como "Esta é uma página da internet" ou "Página sobre figurinhas de beisebol"
  • Preencher a descrição só com palavras-chave
  • Copiar e colar todo o conteúdo do documento na meta tag de descrição

 

2) Utilize descrições únicas para cada página - Ter uma descrição diferente para cada página auxilia tanto os usuários quanto o Google, especialmente nas pesquisas onde os usuários podem requisitar várias páginas em seu domínio (por exemplo, pesquisas usando o operador [site:]). Se seu site tem milhares ou mesmo milhões de páginas, provavelmente não será viável criar meta tags de descrição à mão. Neste caso, você poderá optar por gerar automaticamente meta tags de descrição baseadas no conteúdo de cada página.

Evite:

  • Utilizar a mesma descrição em todas as páginas de seu site ou em um grande grupo de páginas

Como disse na parte 1 deste guia, estes são apenas dois fatores, entre tantos outros, que definem o trabalho de otimização de sites (SEO). Um bom trabalho de SEO é capaz de melhorar a posição de um site nos buscadores, fazendo com que ele apareça nas primeiras páginas e em uma posição privilegiada. Isso porque bons profissionais de SEO são capazes de, mais do que conhecer o que melhora o posicionamento de um site no Google, conhecer também o que pode prejudicá-lo. E, mais do que isso, esses profissionais sabem que apesar desse monte de regras nesse jogo, há uma máxima que não pode ser perdida de foco: o site deve ser construído com foco no usuário e não apenas em robôs de busca.

Tags: Description Google Otimização de Sites SEO Tag Title


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.