Rede de Conteúdo do Google

Saiba o que é a Rede do Google e como fazer publicidade na web

Rede de Conteúdo do Google

Publicada: 15/04/2010

Você já deve ter reparado como são frequentes as propagandas em sites de notícia, portais e blogs. Até mesmo seu e-mail já deve ter recebido muita publicidade.

A publicidade da web aparece de muitas formas: links patrocinados, banners, anúncios por imagens ou vídeos. A internet se mostra uma ferramenta muito poderosa e oferece vantagens em relação ao preço de anúncios feitos em revistas ou jornais, por exemplo.

Por meio da rede de conteúdo do Google, conceito criado pelo próprio, é possível que anunciantes publiquem seu merchandising em sites que mantenham espaços dedicados à publicidade. Seria uma espécie de aluguel eletrônico, onde se paga para “hospedar” uma campanha em um espaço vazio.

Se você tem seu próprio site, pode pensar que esse é um gasto desnecessário, já que pode publicar sua "propaganda" diretamente no seu endereço. Isso é um erro. Quanto mais você divulga, melhor é. Mas, a vantagem mesmo é que você pode publicar um anúncio em um site que tem muito mais audiência que o seu e para um publico que de alguma forma se sinta tentado a comprar seu produto.

Para você que ainda não entendeu, vamos a um exemplo. Suponha que você tenha uma construtora e está lançando apartamentos-estúdio, aqueles que possuem apenas um dormitório. Se divulgar apenas no seu site, terá que se conformar com, provavelmente, um número pequeno de visitas e que nem sempre estará em busca desse tipo de construção. Mas, pessoas que moram sozinhas poderiam se interessar bastante pelo produto que sua empresa oferece. Já pensou como seria vantajoso ter um anúncio em um site ou blog cujo conteúdo seja dirigido às pessoas que pretendem viver sós?

A rede de conteúdo serve para facilitar essa comunicação entre você, construtora, neste caso, e o site para quem pretende morar sozinho. Claro que este é apenas um exemplo para as centenas de possibilidades de sites e área de atuação da empresa.

Outra forma tradicional de publicidade na rede de conteúdo é publicando links patrocinados. Com eles, é possível que sua empresa apareça entre os resultados de busca por palavra-chave do Google. No exemplo acima, se o usuário digitasse "apartamento estúdio" na busca, poderia dar de cara com um anúncio da sua construtora.

Com esses passos é possível contribuir significativamente com a visibilidade e número de vendas na sua empresa.

Tags: Google Links Patrocinados Otimização de Sites Rede de Conteúdo Seach SEO


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.