Internauta brasileiro passa mais tempo navegando em Redes Sociais, segundo pesquisa

Estudo entrevistou 650 pessoas para avaliar como os brasileiros utilizam as redes sociais

Internauta brasileiro passa mais tempo navegando em Redes Sociais, segundo pesquisa

Publicada: 10/07/2013

Um estudo recente, realizado pela E.life, entrevistou 650 brasileiros para saber quais são seus hábitos e comportamentos em relação às redes sociais. A pesquisa abordou temas como o tempo de permanência online, atividades realizadas e locais para acesso às redes sociais; e seus resultados apontam para um crescimento contínuo no uso das redes sociais aqui no país.

Entre os resultados da pesquisa, vale destacar o uso e acesso da internet por meio de dispositivos móveis que já é uma realidade para 62% dos entrevistados. 50% deles admitem acessar as redes sociais via mobile, sendo este o principal meio para 10% deles. Apesar da alta do acesso às redes sociais via mobile, o principal meio e mais utilizado continua sendo o computador.

Em relação ao tempo gasto na internet, a pesquisa indica que 54% dos brasileiros passam pelo menos 30 horas por semana conectados, e 34% mais de 40 horas semanais.

Para 98% dos entrevistados, a maior parte do tempo gasto na internet é destinada às redes sociais, sendo que o Facebook é hoje a principal rede social no Brasil, acessada por 81% dos entrevistados. Já o Google+ foi a rede social que mais cresceu (quase 15 pontos percentuais): cerca de 71% dos entrevistados disseram possuir cadastro, contra 56% em 2012. Em contrapartida está o Orkut, que saiu do 2º lugar em 2012 (75%) para o 5º lugar em 2013 (57%) – queda de mais de 21 pontos percentuais.

Outra rede social que ganha destaque é o Instagram, recebendo o cadastro recente de 22% dos entrevistados nos três meses anteriores. Aliás, o compartilhamento de imagens vem crescendo de forma significativa, e abrindo espaço pra outra rede social, o Pinterest, que englobou 10% de cadastros dentre todos os entrevistados.

As redes sociais também têm papel importante quanto ao acompanhamento de marcas e na busca por um contato mais próximo com ela. Cerca de 93% dos usuários curtem suas marcas preferidas e acompanham as suas novidades que elas postam nas redes sociais, sendo que 53% ainda utilizam as redes para se comunicar com o atendimento da empresa (SAC).

Photo Credit: khalid Albaih via Compfight cc

Tags: brasil estudo facebook google+ instagram internet orkut pinterest redes sociais