Orkut é social media campeã em denúncias de crimes online, indica pesquisa da Safernet

Empresa criou lista para registrar páginas que foram alvo de denúncias ao longo de 6 anos e o endereço orkut.com.br é o mais frequente

Reprodução Safernet

Reprodução Safernet

Publicada: 07/11/2012

Um levantamento realizado pela ONG Safernet Brasil, entre o período de janeiro de 2006 a outubro de 2012, indica que o Orkut é a rede que mais recebeu denúncias de crimes cibernéticos em todo o mundo nesse período.

Segundo a Safernet, 39% (179.993) do total de denúncias vinham do endereço "orkut.com.br", sendo que a maioria dos crimes denunciados no Brasil eram relacionados à pornografia infantil e, em seguida, racismo. O segundo endereço que mais recebeu denúncias é o "orkut.com" com 31% (143.528) das denúncias registradas.

O Facebook e o Twitter aparecem com uma porcentagem de denúncias mais modesta, 2% (11.255) e 1%  (7.392), respectivamente. Mas vale lembrar que o Twitter, criado em 2006, ano de início da pesquisa da Safernet, e o Facebook, criado em 2004, só foram ganhar popularidade alguns anos mais tarde, além de terem políticas de privacidade mais severas, o que acaba controlando um pouco mais a incidência dos crimes e, consequentemente, das denúncias.

A maioria expressiva das queixas, 99% delas, foram feitas de forma anônima. A ONG deverá analisá-las e, em seguida, encaminhá-las para órgãos oficiais como Ministérios Públicos e a Polícia Federal.

Tags: Facebook Redes Sociais Segurança Twitter


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.