O que é PageRank?

O PageRank pode variar dentro de um site, ou seja, cada página pode receber um valor de PageRank diferente

O que é PageRank?

Publicada: 15/04/2010

O sistema de PageRank foi desenvolvido em 1998 pelos fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, este último emprestou seu sobrenome para nomear o sistema.

O PageRank (PR) é a importância que o Google dá para um determinado site ou página e determina a relevância daquela página dentro da Internet. O PageRank é um valor numérico dado pelo Google levando em consideração o número e qualidade dos links que o site recebe, considerando também a importância desses links dentro da internet. Esses links são considerados como um voto de qualidade e confiança da página ou site que a recebe.

Um link direcionado para um site só será realmente importante se o link for de conteúdo relevante ao usuário e ao seu site, e também se esse link for de confiança ou possuir um PageRank alto. Caso contrário, mesmo que o site receba uma grande quantidade de “votos” (links), se todos forem irrelevantes com relação ao conteúdo ou de integridade duvidosa, de nada valerá para o site que está recebendo os links.

Parece meio confuso? Vamos ilustrar isso melhor: você tem um site que fala sobre computadores. Vários outros sites mantém links apontando para o seu site sobre computadores, mas a maioria deles fala de conteúdos completamente diferentes como moda, esportes, política... Então você não terá um bom PageRank. Se a situação fosse inversa e a maioria destes sites falasse sobre informática o seu bom desempenho ainda iria variar de acordo com a representatividade desses sites e domínio do assunto. Quem indicou? Um site de confiança sobre o assunto ou um site pequeno escrito por quem não tem tanto conhecimento e informações sobre o que diz? Neste segundo caso de nada valerá a indicação.

A escala do PageRank do Google vai de zero a 10, o que representa na realidade um valor que varia dentro de uma escala logarítmica. O PageRank pode variar dentro de um site, ou seja, cada página pode receber um valor de PageRank diferente. Geralmente, a página principal do site (página inicial) possui um PageRank mais alto, por receber o maior número de links.

O PageRank permite monitoramento do site para sua otimização (SEO) e promoção através do processo de Search Engine Marketing (SEM), marketing de busca.

Tags: Google Marketing de Busca Otimização de Sites Pagerank SEM SEO


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.