Nuvem tecnológica é a mais preparada para o crescimento do mercado de tecnologia

Segundo dados de pesquisa, o cloud computing é o mais adequado para armazenar a quantidade crescente de informações

Nuvem tecnológica é a mais preparada para o crescimento do mercado de tecnologia

Publicada: 22/06/2012

A tecnologia está em transição e, por isso, o mercado precisa estar preparado para as novas maneiras de lidar com dados e informações. Para se ter uma ideia, até 2010, o universo digital tinha 1,2 ZB – Zettabyte, o que corresponde a 1021 ou 270 Bytes –, e esse número promete crescer 44 vezes até 2020. Ou seja, o mundo está em um patamar muito alto de produção de informações, isso por conta da imensa evolução tecnológica.

Paralelamente, o crescimento na capacidade de armazenamento evoluiu. Em seis anos, os chips ganharam 2.000% mais desempenho. Além disso, houve uma padronização do processamento, o que ajudou a derrubar preços e a garantir que qualquer um pudesse ter acesso a esse tipo de tecnologia. Com isso, e com uma série de fatores de crescimento, o mercado de tecnologia conseguiu criar a nuvem.

Para especialistas, a nuvem tecnológica é a prova de que o mercado está pronto para a era conectada. Isso já é evidente quando, hoje, o usuário final já consegue fazer um bilhão de pesquisas diárias no Google, subir 250 milhões de fotos diariamente no Facebook e postar 290 milhões de tweets diários.

Não só o usuário final, como também a maioria dos órgãos importantes para movimentar o mundo, econômica e politicamente falando. Os exemplos estão nas bolsas de valores do mundo que negociam 2,8 bilhões de ações diariamente e também no ComScore que realiza 31 bilhões de interações diárias. No centro destas transformações está o que o mercado chama de big data, o que podemos entender como “qualquer dado que desafie o modo como lidamos hoje com a informação”.

Por esses motivos, o que é grande hoje em termos de compartilhamento de dados, pode não ser amanhã. Segundo pesquisas, o volume de informações corporativas deve crescer 50 vezes nos próximos dez anos. Todos esses fatos nos leva a crer que a computação em nuvem (cloud computing) é a mais preparada para o crescimento contínuo de informações. Ou seja, ela pavimenta a era da sociedade conectada e é a que mais se adéqua ao mercado tecnológico.

Tags: Cloud Computing Cloud On Demand Computação em Nuvem Internet na Nuvem Tecnologia


Luana Costa

Jornalista, trabalha como Web Writer. Antenada no mundo da tecnologia, mas com um gosto cultural particularmente retrô. Usa a frase do autor norte-americano Bill Watterson - salve Calvin e Haroldo! - para se definir: "Pessoa simples, de gostos complexos."