Maior parte das empresas brasileiras já aderiram à tecnologia Cloud Computing

Tipo de nuvem privada é o mais contratado pelas empresas

Maior parte das empresas brasileiras já aderiram à tecnologia Cloud Computing

Publicada: 25/06/2012

A ebusiness Brasil (Associação Brasileira de ebusiness) fez uma pesquisa, recentemente, e revelou que mais da metade das empresas brasileiras já aderiram ao Cloud Computing. Cerca de 56% das empresas entrevistadas já usam a nova tecnologia.

O levantamento foi feito com empresas de pequeno, médio e grande porte em todo Brasil. Quem respondeu as questões foram gerentes e diretores de TI (Tecnologia da Informação).

No que diz respeito ao tipo de nuvem preferida entre as empresas - híbrida, pública e privada -, a constatação é que o tipo privado segue como o mais contratado pelas empresas. Foram 38% das empresas que responderam que preferem esse modelo de nuvem.

O estudo detalha que as vantagens apontadas pelos profissionais que já possuem o serviço são muitas e vão desde o aumento na disponibilidade da infraestrutura de TI (46%) e o maior foco no negócio (20%).

Um motivo que justifica o desinteresse das empresas pela tecnologia cloud é o investimento da operação. Para 8% das empresas consultadas, o custo dessa tecnologia ainda é alto, sendo visto como uma barreira para tal adoção.

Tags: Cloud Computing Cloud On Demand Computação em Nuvem Hospedagem Internet na Nuvem


Luana Costa

Jornalista, trabalha como Web Writer. Antenada no mundo da tecnologia, mas com um gosto cultural particularmente retrô. Usa a frase do autor norte-americano Bill Watterson - salve Calvin e Haroldo! - para se definir: "Pessoa simples, de gostos complexos."