Local Search

Descubra como o SEO pode contribuir nas buscas locais (local search) do Google para a sua empresa

Local Search

Publicada: 15/04/2010

Dependendo do setor de atuação da empresa, aparecer nas buscas locais (local search) do Google se faz necessário. Quando alguém procura por um cinema, balada, restaurante, normalmente está interessado em encontrar resultados próximos de sua residência. A partir disso, o usuário pode definir a região como um critério de busca. Quem não aparecer nesse filtro, pode dançar.

O Google faz uma seleção da local search, levando em conta o idioma definido pelo usuário na query de busca, o domínio, a localização física de quem faz a pesquisa e na região que alguns digitam entre as palavras-chave para encontrar o que desejam, por exemplo, "cinema em sp".

Para quem oferece um produto ou serviço essa pode ser uma forma de identificar um cliente potencial. Alguém que procura "cinema em sp", ao invés de "cinema", apenas, possivelmente está interessado em ir ao cinema. Ao menos ele está mais próximo de um interesse real em "gastar dinheiro" que o segundo. Este outro pode estar procurando apenas um site informativo sobre esse assunto.

Existem algumas técnicas de SEO (otimização de sites) para que o seu site esteja melhor posicionado nas buscas locais. Uma delas é deixar o endereço da empresa bem fácil e à vista. Para alguns, isso é um problema, já que existem tantos avisos alertando para não publicar endereços e telefone na web. Infelizmente, por causa da violência existe uma parcela de razão nisso, mas somente para endereços residenciais ou telefones pessoais.

Como empresa, a exposição pode até representar um risco, mas é um risco necessário para ganhar visibilidade. Esse medo tem que ser deixado de lado, ou então seus clientes não conseguiram encontrá-lo. Ainda mais internautas que costumam ser impacientes, mudando rápido de um link para outro. Se eles gostarem do seu trabalho, mas estiver muito difícil de encontrar sua localização, não vai pensar duas vezes em visitar a concorrência. Portanto, utilizar as vantagens das buscas locais para a otimização do seu site, pode deixar você à frente da concorrência.

Tags: Google Local Search Otimização de Sites SEO


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.