Hummingbird é a nova atualização do Google

O que muda e como fica o trabalho de otimização (SEO) com a nova atualização do Google?

Hummingbird é a nova atualização do Google

Publicada: 24/10/2013

A cada dia que passa mais buscas são realizadas na internet, e essas buscas tem se tornado cada vez mais específicas. E é nesse ritmo acelerado nas buscas, com um novo comportamento do internauta demandando por resultados especializados e a maior participação das redes sociais nesse segmento, que a Google vem tentando manter as atualizações de suas engrenagens. É aí que entra o Hummingbird, a nova atualização da Google que busca melhor compreender todo esse contexto e relevância daquilo que é buscado pelos usuários e, dessa forma, oferecer resultados muito mais precisos, com foco em conteúdo.

Proximidade

O buscador considera e analisa todo o conteúdo que é buscado, não só os termos, mas também fatores como a localização do usuário, por exemplo. Outro fator importante são as mídias sociais: um bom conteúdo é compartilhado e as ferramentas de busca irão reconhecer este conteúdo como relevante.

Palavras-chave

É claro que muitos fatores atuais ainda serão importantes para o posicionamento das páginas no Google, como o uso de palavras-chave. Mas algo que realmente irá ajudar a manter uma boa posição no Google é a relevância, pois à medida que as pesquisas tornam-se mais complexas, há a necessidade de associar conceitos e significados, além de palavras.

O Google não quer mais ser uma referência em resultados precisos apenas nas consultas baseadas em palavras-chave. Agora, a gigante aposta nas buscas feitas utilizando termos e perguntas e pretende ter relevância nos resultados também para essas buscas.

Sem Blackhat

O Hummingbird deve avaliar melhor os resultados de pesquisas e punir sites que usam da própria mecânica/engenharia de análise para se sobressair sobre os demais. Encaixam-se aqui aqueles sites que abusam das palavras-chave e não na qualidade do conteúdo.

A experiência de satisfazer ao máximo o usuário com aquilo que encontrou é o caminho que o Google segue. A nova atualização deve, portanto, privilegiar cada vez mais os sites que fazem um bom e idôneo trabalho de otimização, aliado a um bom conteúdo, e isso significa ser informativo, esclarecedor e escrito para o usuário -- e não apenas para robôs de busca.

 

Photo Credit: Stéfan via Compfight cc

Tags: google hummingbird otimização seo