Erro no Facebook expôs dados de 6 milhões de pessoas

Mark Zuckerberg garantiu que o erro já foi solucionado

Erro no Facebook expôs dados de 6 milhões de pessoas

Publicada: 26/06/2013

As redes sociais tornaram-se definitivamente parte da rotina das pessoas, seja por motivos pessoais, profissionais ou mesmo diversão. Seus dados ficam expostos na internet e qualquer pessoa pode te encontrar. Para diminuir esta exposição, existem algumas opções de bloqueio de fotos, informações, etc. Mas nem tudo é perfeito, existem falhas, e uma delas foi encontrada na rede social mais conhecida e utilizada do mundo: o Facebook.

O erro de segurança no Facebook deixou em exposição dados pessoais de 6 milhões de pessoas durante 1 ano. Os números de telefone de contato e endereços de e-mail ficaram expostos o tempo todo, e o acesso a estas informações pessoais aconteciam quando um usuário utilizava a ferramenta de download de informações, que usa as listas de contatos e agenda de endereços dos usuários para sugerir amizades entre diferentes pessoas e assim impedir replicações e redundâncias.

Após a solução do problema, a empresa declarou no blog: "Não temos provas de que este erro tenha sido aproveitado para fins maliciosos e não recebemos queixas dos usuários nem detectamos comportamentos irregulares da ferramenta".

Foi comunicado ainda que apenas os contatos dos usuários que estavam afetados tinham acesso às informações confidenciais, mas não desconhecidos nem anunciantes. Os usuários afetados estão sendo comunicados por e-mail.

Tags: erro no facebook facebook falha de segurança redes sociais segurança