Como funciona o mecanismo de busca do Google

Google cria página para explicar funcionamento de seus algoritimos e indexação das buscas até políticas de combate ao spam

Como funciona o mecanismo de busca do Google

Publicada: 05/03/2013

Você digita uma ou uma combinação de palavras-chave no Google e ele te traz um monte de resultados relacionados ao que você pesquisou. Até aí tudo bem. Mas, e internamente? Você já se perguntou como os algorítimos do Google trabalham para te apresentar tão rapidamente todos esses resultados?

Bem, por sorte o Google achou que um pouco mais de informação não faz mal a ninguém e criou a página "How Search Works" ou, em português, "Como a pesquisa funciona" que explica certinho como é feito o rastreamento e indexação das páginas, os algoritimos, os filtros para combater spams e as políticas do Google, que entre outras coisas, atuam para bloquear conteúdo relacionado à pornografia infantil e conteúdo chocante ou abusivo.

Neste link você pode consultar um infográfico dos processos de pesquisa do Google: do que é feito antes e durante a pesquisa, a classificação dos resultados e os resultados exibidos.

Abaixo você confere um vídeo que explica como o Google faz melhorias em seu algoritmo de busca e como o usuário é determinante na implementação de um novo recurso. Assista:

Dica do Bruno Minami.

Tags: Busca Google Pesquisa


Audrey Bertho

Jornalista, apaixonada por todas as expressões da arte (com uma quedinha para a música) e antenada com o mundo tecnológico. Adora R.E.M, ipês amarelos, happy hours estendidos e ainda tem esperança no ser humano e em um mundo melhor.