Otimizar um site (SEO) é aliar conteúdo e técnica

Para que o site de uma empresa tenha mais acessos, ele precisa ser encontrado facilmente nos buscadores

Otimizar um site (SEO) é aliar conteúdo e técnica

Publicada: 25/09/2013

A construção de uma marca na internet começa pela criação de um site que será responsável por divulgar todo o conteúdo e identidade visual de uma empresa. O conteúdo, por sua vez, deve ser relevante para o público e para o Google. É aí que entra o SEO.

Para ser encontrado, o site de uma empresa precisa ser otimizado, isto é, utilizar diversas técnicas para melhorar a relevância do conteúdo que ele tem e, desta forma, seu posicionamento nos resultados da busca. Como resultado acaba agregando mais visitantes e possíveis clientes.

O SEO inclui fatores internos e externos. Entre os fatores internos podemos destacar o título da página, que deve ser curto e único, um título que comunique efetivamente o assunto da página. Outro fator interno é o conteúdo, que deve agradar o público-alvo e os mecanismos de busca. É importante utilizar as técnicas de SEO para ser mais bem posicionado, porém sem deixar de utilizar e criar conteúdos relevantes e relacionados ao público, pois é ele quem vai investir (ou não) em seu negócio. Entre os fatores externos podemos destacar o número de links externos e a qualidade destes. Ou seja, além de trabalhar internamente no seu site, é preciso “procurar parcerias” para ganhar reputação e reconhecimento.

São inúmeros fatores que influenciam o posicionamento do site de uma empresa, mas repito, o que é indispensável mesmo é ter conteúdo relevante, conteúdo relacionado ao que realmente você quer informar. Parte da Otimização de Sites está relacionada a maneira como você escreve para o seu público-alvo, então é essencial fazer uma revisão antes de publicar. Seja atraente, é preciso conquistar o leitor.

O trabalho de SEO é de médio/longo prazo e não pode garantir a primeira posição na busca orgânica*, mas um serviço constante e o foco em conversões podem e devem fazer aumentar as vendas, visualizações e assinantes. Só é importante que a empresa esteja bem ligada às regras do Google para, na ânsia de melhorar seu posicionamento, ela não acabar fazendo alguma coisa que a prejudique e sendo punida com a perda de posicionamento do site por alguma conduta online que o buscador considere "desleal". Na dúvida, vale recorrer a especialistas.

 

* Quem define os sites que irão aparecer antes ou depois na busca orgânica são os próprios buscadores, segundo regras e definições de cada um. O que o trabalho do SEO faz é adequar o site a essas regras, tornando-o mais apto e coerente com essas definições, além de mais relevante para os robôs de busca e para o público em geral. Se alguma agência ou consultoria prometer colocar seu site no primeiro lugar na busca, desconfie.

 

Photo Credit: giulia.forsythe via Compfight cc

Tags: conteúdo online google otimização de sites seo