Marketing digital é importante para empresas de todos os portes

A internet é ideal para iniciar qualquer negócio

Marketing digital é importante para empresas de todos os portes

Publicada: 13/06/2013

Sua empresa ainda não está online? Pois deveria: no ano passado 94,2 milhões de brasileiros acessaram a internet, segundo um levantamento apresentado pelo Ibope. Mas estar na internet somente não basta. O que muita gente esquece é que o site é a sua vitrine virtual. E se você está expondo sua empresa é preciso estar preparado para agradar consumidores exigentes que esperam, é claro, encontrar as melhores vitrines.

Muitas empresas já têm um site feito, mas não sabem, por exemplo, o porque deste não ter tanta visilbilidade quanto o do concorrente. Os motivos para isso podem ser muitos. A começar pela imagem (design) até a estrutura (navegabilidade) do site, a verdade é que está na hora de investir em estratégias de marketing digital.

Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação online de uma empresa com o objetivo de divulgar e comercializar seus produtos e serviços ou ainda melhorar a sua rede de relacionamentos e conquistar novos clientes.

Qualquer que seja a especialidade e porte da empresa, e também seu capital de investimento, ela pode disputar seu espaço na internet. E existem muitos motivos para criar um site e investir em SEO, links patrocinados e mídias sociais para divulgar a sua marca.

Para ingressar uma empresa na internet, não é necessário investir muito dinheiro. Ao contrário de outras mídias, como a impressa ou televisiva, o espaço na internet é mais democrático e o espaço é seu, você investe o quanto quiser.

Você pode, por exemplo, patrocinar algumas publicações ou dar lances em palavras-chaves de links patrocinados e o investimento utilizado é relativamente baixo. Neste caso, a criação de um website é essencial para começar. Um site bem feito, é claro. Pois problemas de navegação, design e escrita podem insinuar que sua empresa não preza por qualidade, inclusive offline. Lembre-se: as estratégias devem ser feitas em conjunto, como mostra esse infográfico sobre o marketing digital.

É possível restringir a divulgação da sua empresa para determinada região ou cidade, e até mesmo publicar no horário mais conveniente para seu produto ou serviço. Portanto, acertar o seu público-alvo fica mais fácil, já que o anúncio está sendo direcionado.

No caso dos links patrocinados, a quantidade de cliques gerados e a campanha que consumiu seu orçamento ou a taxa de conversão em vendas é informada automaticamente por plataformas de publicidade, assim como qual é o retorno sobre o investimento (ROI).

O acesso às plataformas digitais é simples. É interessante também iniciar campanhas e serviços de otimização de sites (SEO) para que sua empresa apareça nos mecanismos de buscas. Outra ferramenta importante são as redes sociais, indispensáveis hoje para a empresa que busca um relacionamento mais próximo e estreito com o seu consumidor.

O mais importante é acompanhar os 94,2 milhões de brasileiros que acessaram a internet no ano passado e apostar no marketing digital!

Tags: links patrocinados marketing digital mídias sociais otimização de sites redes sociais seo site website